Nenhuma atração captura mais o espírito otimista de Walt Disney do que a ‘Walt Disney’s Carousel of Progress’.
Walt Disney originalmente concebeu o show como parte de uma nova área no Disneyland Park, chamada Edison Square.
Quando o conceito foi abandonado, a ideia foi reimaginada, abrindo finalmente com o nome de “Progressland” na Feira Mundial de Nova York de 1964-65.
Rapidamente se tornou uma das atrações mais populares da Feira Mundial. Não só os animatrônicos eram incríveis em 1964, como os assentos do teatro giravam em torno do palco. (Se você acha que a Disney tem longas filas, você deveria ter visto como era a feira.)
No vídeo abaixo, que foi originalmente apresentado em “Disneyland Goes to the World’s Fair”, foi ao ar na televisão em 17 de maio de 1964. Nele, Walt Disney mostra aos telespectadores uma olhada nos bastidores de Carousel of Progress, uma das poucas atrações que ele e sua equipe estavam criando para a então Feira Mundial de Nova York de 1964-1965. Walt Disney exibe orgulhosamente o modelo do carrossel, percorre os sets enquanto estão sendo construídos, exibe a mais recente tecnologia de Audio-Animatronics e oferece a primeira música do tema da atração, “Great Big Beautiful Tomorrow”.
Embora a atração tenha estreado na Feira Mundial, depois que chegou ao fim, ela ficou na Disneyland em Anaheim por seis anos (até 1973) como “Carousel of Progress”. Em Janeiro de 1975 foi transferida para o Magic Kingdom como “Walt Disney’s Carousel of Progress”.
Quando reabriu no Magic Kingdom, eles mudaram a canção original “The Best Time of Your Life” que refletia a filosofia da GE (General Electric). Porém depois de passar por uma grande remodelação em 1994, de acordo com a ideia inicial e com a música original “A Great Big Beautiful Tomorrow” a atração se tornou como um tributo à nostalgia.
A história é contada através de uma família de Audio-Animatronic em mais de quatro gerações, mostrando como que a tecnologia foi transformando suas vidas em quatro atos.
Cada uma das quatro cenas é definida durante uma estação diferente do ano: primavera, verão, outono e inverno, e no dia de um feriado que caracteriza cada estação.
O primeiro ato acontece durante a primavera, no Dia dos Namorados, por volta do início do século XX e apresenta a família usando as inovações da época, incluindo lâmpadas a gás, uma bomba de cozinha, uma máquina de lavar roupa e um gramofone. Uma menção da Feira Mundial de St. Louis data a cena em 1904, ecoando o fato de que esse show era originalmente uma atração da Feira Mundial.
O segundo ato se passa no verão aproximadamente em 1920, no feriado de 4 de Julho, apresenta dispositivos como ferro elétrico, rádio, uma máquina de costura e um dispositivo de resfriamento caseiro.
O terceiro ato se passa no outono aproximadamente em 1940, ambientado em torno do Halloween, tem a família interagindo com tecnologias como lava-louças automática, televisão e um sistema caseiro de mistura de tintas.
A cena final, o quarto ato, se passa no inverno, em torno do Natal, e retrata a família interagindo com a tecnologia dos dias atuais ou futuros. As maravilhas da alta tecnologia: videogames baseados em realidade virtual, televisores de alta definição e aparelhos domésticos ativados por voz.
Como tal, o quarto ato foi o que mais recebeu atualizações desde que o espetáculo estreou em 1964. Enquanto o ato final original contou com a casa da família na década de 1960, o atual final, que foi introduzido em 1994, mostra a casa na primeira década do século 21 com inovações recentes. Uma ligeira reforma foi feita em janeiro de 2010, atualizando a antiga TV CRT da Sony para uma maior de tela plana da Samsung.
Nunca há uma longa espera por essa atração. Pode ser uma maneira muito agradável de passar mais de 20 minutos. Você está confortavelmente sentado em um teatro, longe da multidão, fora do calor e o melhor de tudo, você está assistindo a um show que o próprio Walt projetou.
Mantenha viva a mensagem de otimismo de Walt Disney que “há um grande amanhã lindo brilhando no final de cada dia”.
Revisão: