O brilho cintilante favorito de todos, Tinker Bell, fez sua estreia oficial na Disney na tela grande quando a produção de Walt Disney, “Peter Pan” foi lançada em 5 de fevereiro de 1953. O filme marcou a rara ocasião em que todos os nomes da famosa animação da Disney “Nove Old Men” apareceram juntos nos créditos de abertura (junto com Norm Ferguson). Esses animadores diretores e as lendas da Disney deram vida visual às personalidades cuidadosamente criadas da história.
Nos estágios anteriores e nas adaptações ao vivo de “Peter Pan”, de James M. Barrie, Tinker Bell foi visualizada principalmente como um efeito de iluminação. Durante anos, artistas da Disney como David Hall e Mary Blair exploraram possíveis designs para a personagem principal, mas foi sob o lápis de Marc Davis, que o visual final – e a força vital – de Tinker Bell finalmente chegou. Brincalhona, petulante, mercurial e travessa, este menor membro do elenco não apenas dirigiu o enredo do filme, mas tornou-se ao mesmo tempo a personificação da magia da Disney.
Walt Disney determinou que Tinker Bell “falaria através do som de sino”, como ocorria na peça de teatro de Peter Pan. O mestre de efeitos sonoros Jimmy MacDonald supervisionou os músicos Bell e Dorothy Mason para criar seu ‘vocabulário’. – “Ela é uma personagem de pura mímica, o que por si só é muito interessante, já que ela não fala, mas você sabe exatamente o que ela está pensando”, afirmava Marc Davis
Menos de dois anos após sua chegada cinematográfica, Tinker Bell consolidou ainda mais seu papel como mensageira da magia quando se tornou a “anfitriã” oficial do programa semanal de televisão da Disney juntamente com Walt Disney.
Desta vez, sob os cuidados de Les Clark, Tinker Bell irradiava uma aura moderna de meados do século ligeiramente aerodinâmica junto com seu brilho de pó mágico. Ela também adquiriu uma varinha mágica – para acenar os fogos de artifício que se tornariam um marco dos títulos de abertura da série nas décadas seguintes.
Muitos outros artistas a retrataram de novas maneiras para várias aparições. As lendas da Disney, Eyvind Earle e John Hench, pintaram suntuosas ilustrações de livros de histórias, e o expressivo Tink, pintado com pincel, do artista de quadrinhos Al Hubbard, desfrutou de muitas aventuras incomuns, às vezes com outros amigos da Disney, como Grilo Falando e Dumbo.
Em 2005, a Disney anunciou que Tinker Bell seria a protagonista do Disney Fairies, sua franquia de fadas, no qual imaginaram mais as experiências de sua vida, a partir desta franquia Tinker ganhou voz. Abaixo a cronologia dos filmes:
*Ainda não se sabe se a Disney lançará o sétimo e o oitavo filme da franquia, já que os dois haviam sido cancelados.
Em 21 de setembro de 2010, ela ganhou sua própria estrela na Calçada da Fama de Hollywood, assim como Mickey Mouse e o Ursinho Pooh já haviam conseguido anteriormente.
Atualmente, você pode até ter um vislumbre de Tinker Bell voando pelo céu noturno no mais novo espetáculo noturno no parqeu Magic Kingdom, “Disney Enchantment”. Não importa como ou onde você a vê, sua mera presença indica que a magia está a caminho.
Saiba mais sobre o Enchantment: Disney Enchantment: Novo Show Noturno do Magic Kingdom