Como a Kennedy Space Center ajuda na Conservação da Terra?


NASA Kennedy Space

Além de lançar foguetes, o Kennedy Space Center está repleto de belos e diversificados habitats naturais.

 

No início do programa espacial em 1962, a NASA comprou 140.000 acres, estabelecendo-o como o Launch Operations Center (LOC). Em novembro de 1963, foi renomeado para o John F. Kennedy Space Center, após o falecido presidente dos Estados Unidos.

 

Depois de construir plataformas de lançamento e instalações, uma grande quantidade de terra permaneceu intocada. Em 1963, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA estabeleceu o Refúgio Nacional da Vida Selvagem (NWR – National Wildlife Refuge) da Ilha Merritt. Hoje, concentra-se em proteger as 1.500 espécies de plantas e animais dentro do refúgio.

 

HABITATS E ANIMAIS

 

A Merritt Island NWR contém uma grande variedade de espécies devido aos vários habitats espalhados pelo refúgio. Habitats como as dunas costeiras, mar (água salgada), represas de água doce, arbustos, pinhais e árvores fornecem um paraíso para os animais nativos, aves migratórias e inúmeras plantas a florescer.

 

NASA Kennedy Space

 

Linces, lontras, tartarugas, jacarés e 358 espécies de aves são apenas alguns dos animais que residem no refúgio. A grande variedade de aves o torna um local popular para observação de aves, e os visitantes podem explorar áreas designadas. O refúgio também protege o maior número de espécies ameaçadas de extinção, incluindo o jubarte da Flórida, a tartaruga gopher e o peixe-boi das índias Ocidentais, apelidado de vaca marinha.

 

Uma das aves mais populares é a águia careca, que tem uma vida útil média de 20 anos. Elas migram a cada outono até a primavera, chegando na terceira semana de agosto. Existem vários ninhos de águia em todo o Kennedy Space Center, e o mais conhecido pode ser visto durante a excursão de ônibus do Kennedy Space Center. O ninho é grande o suficiente para caber em uma cama king-size com um diâmetro de 2,1 metros!

 

NASA Kennedy Space

 

MANEIRAS DE CONSERVAR

 

Os esforços da NASA para explorar o universo também aumentaram nosso conhecimento sobre a Terra e protegem nosso frágil ecossistema. O Merritt Island NWR é um exemplo de conservação e prova de que a natureza e a tecnologia podem coexistir.

 

Um método de conservação usa fogo. Especialistas em incêndios locais realizam queimaduras prescritas e controladas, e gerenciam quaisquer incêndios florestais à medida que ocorrem. Isso reduz as chances de um incêndio catastrófico, gerindo ervas daninhas e crescimento que podem pegar fogo e se espalhar rapidamente. Também restaura habitats para espécies ameaçadas.

 

A segurança das instalações do Kennedy Space Center e do refúgio como um todo é uma parte vital dessas queimaduras. Alguns fatores que afetam a decisão são velocidade do vento, umidade e clima.

 

Outra parte da conservação é a remoção de plantas invasoras, a fim de proteger as plantas e animais nativos dessa região. Alguns exemplos disso são a planta de melaleuca, o sebo chinês ou a samambaia de escalada japonesa. A história e o desenvolvimento do Refúgio Nacional da Vida Selvagem da Ilha Merritt fazem parte do que faz do Kennedy Space Center um lugar único.

 

Na excursão de ônibus do Kennedy Space Center, você pode ver como esse refúgio expansivo coexiste com as instalações e operações de lançamento da NASA. Você pode até ver um jacaré ou dois na jornada!





Share This

COMPARTILHE

Gostou? Compartilhe com seus amigos!