Curiosidades: Paisagismo e Jardins da Disney


Mickey Minnie Rosas Jardins

Quando Walt Disney estava construindo a Disneyland, ele queria criar um ambiente completamente envolvente e realista, no qual os visitantes fizessem parte do espetáculo.

 

“Para alcançar o efeito certo”, disse Walt, “nossos arquitetos paisagistas da Disneyland combinaram seus talentos com os de construtores e pessoal de manutenção assim criaram uma cena autêntica e realista do próprio projeto da natureza.”

 

A importância de paisagismo, árvores, plantas e flores em sua ideia de parque de diversões foi fortemente influenciada pelo amor de Walt e pela apreciação do grande parque Tivoli Gardens em Copenhague, na Dinamarca.

 

Walt visitou o parque em 1951 com seu amigo, personalidade de TV (e Disney Legend) Art Linkletter. Quando a Disneyland abriu quatro anos depois, em 1955, definitivamente tinha uma forte semelhança com o Tivoli, da perfeição, o paisagismo bem cuidado, o uso extensivo de hidrovias e iluminação intrincada.

 

Disneyland

 

Uma das ideias que Walt Disney importou do Tivoli foram plantas topiárias, que seguem até hoje em muitos parques da Disney pelo mundo e principalmente durante o EPCOT International Flower & Garden Festival.

 

Epcot-International-Flower-Garden-Festival

 

CURIOSIDADES

 

  • Área total do Walt Disney World Resort é de mais de 100 km² sendo que 17 km² é dedicada a paisagens e jardins.

 

  • Os jardins do Walt Disney World Resort representam todos os climas, desde um deserto seco até uma floresta tropical.

 

  • São quase 13 mil rosas plantadas em todo o complexo.

 

  • Mais de 400 horas por ano são dedicadas a remover as flores gastas por novas.

 

Magic Kingdom Gardens

 

  • Mais de 4 milhões de arbustos são mantidos na paisagem de Walt Disney World. Como por exemplo no jardim do Le Notre, no Pavilhão da França, 985 arbustos foram usados ​​para criar um parterre de broderie, ou seja, o aspecto de bordado do jardim.

 

Jardins Fraça EPCOT

 

  • São quase 8.500 plantas usadas em interiores, sendo que o maior e mais diversificado jardim de interior pode ser encontrado no saguão do Disney’s Polynesian Village Resort.

 

Gardens_Polynesian

 

  • Mais de 3 mil tipos de espécies de plantas são encontrados em todo complexo, representando a flora de todos os continentes, exceto da Antártida.

 

  • Até 20 tipos de plantas diferentes, flores, musgos e líquenes são usados para criar as topiarias.

 

Epcot International Flower and Garden Festival

 

  • Cerca de 4 mil números de vasos pendurados são produzidos por ano. Cada vaso leva 3 meses para ser produzido e ficam em exposição por apenas três meses.

 

  • Mais de 10,5 milhões de insetos benéficos são liberados para controlar pragas de plantas por ano. Um besouro predador adulto ( Delphastus puslius ) pode comer até 500 ovos de mosca branca por dia.

 

Essa filosofia continua sendo fundamental na criação dos Parques e Resorts da Disney em todo o mundo, e um padrão iniciado por Walt continua tendo um valor central hoje.

 

 





Share This

COMPARTILHE

Gostou? Compartilhe com seus amigos!