As mães são muito bem representadas nas animações da Disney. Confira alguns personagens maternos que levam muita gente às lágrimas com seu amor.
Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
Nesse Dia das Mães, vale a pena relembrar alguns personagens maternos inesquecíveis do universo Disney que emocionaram o público. Quem não se lembra da Sra. Jumbo, a protetora mãe de Dumbo? Ou de Ming Lee, a superpresente mãe de Mei Lee em Red – Crescer é uma Fera?
Confira algumas mães inesquecíveis em filmes Disney:
A mãe de Bambi tem um papel importantíssimo em um dos mais clássicos filmes de animação de todos os tempos, Bambi. Na produção de 1942, ela é um cervo que vivia livre como companheira do Grande Príncipe da Floresta, o pai de seu filho Bambi.
Dedicada, doce e gentil, ela cria Bambi para prepará-lo para as dificuldades da vida na floresta. Mas um acontecimento trágico acaba separando mãe e filho em uma das cenas mais marcantes da história do cinema.
A bela história do elefantinho que nasce com as orelhas grandes demais (e mágicas) – é um clássico da animação de 1941, que ganhou uma versão live-action emocionante em 2019, dirigida por Tim Burton. Na história, a Sra. Jumbo é levada por um trem de circo e, durante o trajeto, finalmente recebe a visita do sr. Cegonha – que demorou para dar-lhe um filho.
Ela nomeia o filhote como Jumbo Jr, só que o bebê elefante tem orelhas enormes e começa a ser zombado pelos outros elefantes do circo, que o chamam de Dumbo. Muito protetora, a mãe de Dumbo tenta de todas as formas poupá-la dos comentários, entrando em uma briga. Até que acaba sofrendo maus-tratos e é levada para longe de Dumbo.
Em sua jornada de volta para casa com os gatinhos a tiracolo, Duquesa se apaixonou por Thomas O’Malley, e ela não queria nada além de estar com ele. O’Malley pediu à Duquesa que ficasse com ele, mesmo indicando que desejava ser pai de Marie, Toulouse e Berlioz. No entanto, Duquesa não pôde aceitar a oferta porque isso significaria separar sua família felina da humana.
Ela sabia que tanto ela quanto os gatinhos sentiriam muita falta de Madame Adelaide. Felizmente, o filme permitiu a Duquesa seu final feliz com O’Malley, seus gatinhos e Madame Adelaide, o que significava que Duquesa não teve que sacrificar sua felicidade, mas o fato de ela estar disposta a dizer muito.
Quando os 15 filhotes de Perdita foram roubados, ela embarcou em uma missão para salvá-los, viajando por todo o país em pedacinhos de informações e rumores que foram passados pelo método de comunicação canino conhecido como Twilight Bark.
Embora Perdita normalmente tivesse uma personalidade calma e carinhosa, ela se tornava feroz quando precisava ser, ajudando Pongo a lutar contra Horacio e Jasper para proteger sua ninhada. Então, quando ela encontrou seus filhotes ao lado de outros 84, ela não pensou duas vezes em resgatar e adotar todos eles, incapaz de deixar um único para trás.
A Família do Futuro é um filme sobre o tropo da família encontrada, e a mãe adotiva de Lewis, Lucille, acabou sendo uma mãe incrível. No entanto, antes de Lewis ser adotado, os casais que o conheceram pouco se importavam com seus interesses e tentaram desencorajar seu amor pela ciência e forçá-lo a gostar de coisas mais convencionais, como esportes. Isso resultou em Lewis desistir da esperança de que qualquer família pudesse querê-lo, porque ele nunca seria capaz de se transformar em quem eles queriam que ele fosse fazendo-o se sentir um fracasso.
No entanto, quando Lucille conheceu Lewis, ela imediatamente encorajou seus interesses e, na cena final, comprou uma casa grande o suficiente para que Lewis pudesse inventar o conteúdo de seu coração. Não apenas Lucille apoiou os interesses de Lewis, mas também celebrou seus fracassos, já que ninguém consegue sem primeiro falhar. Como diz a família Robinson: “Continue seguindo em frente”.
A animação é protagonizada por uma princesa de cabelos ruivos, cacheados e repleta de bravura: Merida, a exímia arqueira e filha teimosa da Rainha Elinor. Ao mesmo tempo que sua mãe entendia seus impulsos de liberdade, ela também defendia que a jovem precisava seguir as tradições da família.
Porém, Elinor se torna alvo de uma tentativa frustrada de Merida de ser independente. A menina se mostra capaz de tudo para trazer sua mãe de volta após um feitiço ter dado muito errado; e as duas passam a desenvolver uma relação muito especial nesta trama centrada no amor entre mãe e filha.
Eudora estava principalmente em segundo plano durante o filme, assistindo Tiana trabalhando em seus sonhos de ter um restaurante, e enquanto ela apoiava completamente os objetivos de Tiana, ela também estava preocupada que Tiana pudesse esquecer como se divertir.
Assim, Eudora sempre esteve ao lado de Tiana com gestos de apoio e palavras sábias que serviram para lembrar a Tiana que, embora fosse bom trabalhar duro, há mais na vida do que trabalho. Há amigos, celebrações e romances a serem perseguidos. Um dos temas principais do filme é o que as pessoas querem versus o que as pessoas precisam e, no caso de Tiana, Eudora é alguém que se encaixa nas duas categorias.
Quando a crise dos super-heróis aconteceu, forçando todos os heróis a viver sob suas identidades secretas, muitos heróis tiveram dificuldade em se ajustar ou tentaram tudo o que podiam para se apegar aos seus velhos hábitos. No entanto, a Sra. Incrível não pensou nisso como o fim de sua aventura. Em vez disso, ela pensou nisso como o início de um novo tipo de aventura, embora diferente.
A Sra. Incrível se tornou a Sra. Parr e encontrou satisfação em ser pai de uma maneira que seu marido não podia, e embora fosse verdade que ela não poderia mais salvar o mundo, ela ainda poderia estar lá para sua família.
Divertida Mente é um filme sobre processar emoções, e quando os espectadores viram pela primeira vez dentro da mente de Jill, eles tiveram uma impressão de que tipo de mãe ela era para Riley. Durante uma refeição em família, Jill notou que Riley não era exatamente ela mesma, e então ela se encarregou de investigar gentilmente o que poderia estar errado, pronta para ouvir se Riley precisasse desabafar. Então, quando ficou claro que Jill não poderia ter sucesso sozinha, ela chamou a atenção de Bill, com o objetivo de obter sua ajuda.
Durante todo o filme, Jill fez tudo o que se espera de uma boa mãe, confortando Riley após a mudança, tentando fazê-la se abrir quando parecia chateada e, finalmente, apenas estando lá para dar um abraço em Riley e lembrá-la de que tudo ficaria bem. . Jill nunca foi condescendente com Riley, e ela sempre reconheceu os sentimentos de Riley. Ela era uma mãe atenciosa e, às vezes, isso é tudo que Riley precisa.
Existem muitas mães superprotetoras nas obras da Disney, mas talvez não como Ming Lee, mãe de Mei Lee, de 13 anos. Neste longa de animação de 2022, assim como toda relação familiar entre pais e adolescentes, a convivência entre as duas nem sempre é das melhores. Por um lado, a mãe coloca muitas expectativas na filha e, por outro, a jovem só quer se divertir como as outras meninas de sua idade.
Quando o Panda Vermelho desperta em Mei Lee, Ming fará de tudo para “livrar” a filha deste destino. Mas antes, as duas precisarão aprender uma valiosa lição: se aceitarem e se amarem exatamente como são.
Em Encanto, o dom de cura de Julieta surgiu de sua natureza empática e sua necessidade de fazer os outros se sentirem melhor, que são as mesmas qualidades que fazem dela uma ótima mãe. Naturalmente boa em ler as pessoas, Julieta sabia dizer quando suas filhas precisavam dela, e ela provou estar pronta com uma palavra gentil e uma refeição quente.
Sendo a mãe do único filho Madrigal sem um presente, Julieta foi extremamente atenta às necessidades de Mirabel, dando um carinho extra para compensar a falta de atenção de Alma.