Em Dezembro de 2021 tive a oportunidade de conhecer o complexo Disneyland Paris na França e vou contar para vocês um pouco sobre ele.
O Complexo da Disney na França foi inaugurada em 12 de Abril de 1992 como Euro Disney, porém em 2004 depois de negligências no gerenciamento e brigas societárias, a Disney retomou o controle total da operação, quando o complexo passou a se chamar Disneyland Paris, apesar de estar situada na cidade Marne-la-Vallée Chessy, localizada à 32 km a leste do centro de Paris.
O complexo cobre uma área de 19 km² e compreende dois parques temáticos (Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park), sete hotéis próprios (que vão da categoria luxo até a econômica), um complexo de compras e entretenimento (Disney Village) além de um campo de golfe (Golf Disneyland).
O Disneyland Park é o parque temático original do complexo e foi aberto com o complexo em 12 de abril de 1992. Em 2002, foi inaugurado um segundo parque temático, o Walt Disney Studios Park. – Leia mais sobre os parques em: O que fazer na Disneyland Paris – Principais Atrações
A forma mais econômica e rápida é ir de trem, que se chama RER A – estação Marne la Vallée – Chessy. O valor do bilhete (cada trecho) é €7,60 para adultos, €3,85 para crianças de 4 a 10 anos e gratuito para as menores de 4 anos.
O RER A te deixa na porta de entrada da Disney, é super fácil e simples, você poderá pega-lo em várias grandes estações de Paris, por exemplo em Charles de Gaulle – Ètoile (estação na Champs-Élysées) até a estação Marne la Vallée – Chessy (Disneyland Paris) dá em média 50 a 60 minutos. (verifique o mapa do trem aqui).
Se preferir ir de ônibus, a Disneyland Paris oferece a opção do Disneyland Paris Express. Ele parte de quatro locais da cidade:
Você pode compra-lo e agenda-lo pelo próprio site da Disneyland Paris ou na recepção de alguns hotéis selecionados em Paris.
O Disney Premier Access é um serviço pago que oferece acesso rápido a algumas das atrações mais populares, graças a uma fila rápida dedicada a ele. Porém a disponibilidade é limitada!
Saiba mais em: Disney Premier Access em Disneyland Paris
Baixe o app Disneyland Paris para acompanhar os horários e programações do parque, além de poder se guiar com o mapa interativo do parque. A programação de shows e personagens muda semanalmente, por isso ao chegar confira os horários das paradas e shows para programar seu dia.
*A Disneyland Paris NÃO possui mais mapas em PAPEL.
Os visitantes podem também reservar uma mesa em um dos 21 restaurantes temáticos com até dois meses de antecedência, navegar pelos menus do restaurante, o que facilita muito na hora de pedir algo.
No Inverno, os parques abrem mais tarde e fecham mais cedo, geralmente das 10h às 19h30. No Verão, os horários podem variar das 9h e até às 22h.
*Tome cuidado no inverno, pois muitas atrações fecham às 17hrs da tarde, quando o sol se põe. Então programe muito bem o seu dia.
Não há como negar que existem diferenças entre os dois complexos, começando pelo simples fato de que em Orlando, o complexo de Walt Disney World Resort conta com quatro parques temáticos, e o Disneyland Paris, conta apenas com dois parques.
No Disneyland Park é possível ver o Castelo da Bela Adormecida, diferentemente de Orlando que é o da Cinderella. Além disso, você poderá subir no castelo, onde a história de Aurora é contada através de vitrais e alguns cenários. Abaixo do Castelo os visitantes podem ver a Malévola aprisionada em sua forma de dragão.
Já o Walt Disney Studios Park está em uma grande expansão, onde em breve terá uma área totalmente inspirada no Universo Cinematográfico Marvel e uma área que levará os visitantes diretamente para o Reino de Arendelle dos filmes Frozen.
Estas são apenas algumas diferenças que você poderá encontrar, mas agora a pergunta que muitos fazem: Vale a pena ir?
Se você está em Paris e é apaixonado pelo Mundo Disney, vale a pena SIM! Porém não vá já pensando nas comparações com os outros parques da Disney pelo mundo, muito menos com Orlando. São totalmente distintos apesar de algumas atrações terem tanto em Orlando, como na Califórnia, em Tokyo, Hong Kong e até mesmo em Shangai.
Se for, vá com o coração aberto a conhecer um novo parque. Cada parque é ÚNICO e possui seu encanto.
Leia também: