Um Novo Olhar Sobre A História Do Cangaço – Saiba Mais Sobre “Maria e O Cangaço”


Maria e o Cangaço

Protagonizada por Ísis Valverde e Júlio Andrade, a produção Maria e O Cangaço traz uma perspectiva inédita do movimento cangaceiro ao apresentar os fatos pelo ponto de vista de Maria Bonita

 

Estreia essa semana! Maria e o Cangaço chega em 04 de abril exclusivamente ao Disney+. Com seus seis episódios lançados simultaneamente, a série nacional original traz com Ísis Valverde e Júlio Andrade nos papéis principais de Maria Bonita e Lampião e é baseada na história real, mas agora sob uma nova perspectiva.

 

Confira abaixo mais informações sobre o enredo e a produção de Maria e o Cangaço.

 

Uma visão feminina sobre a história do cangaço

 

Maria e o Cangaço

 

Antes de entrar para a história como Maria Bonita, a mais importante mulher do cangaço e que se tornou uma inspiração feminina para gerações que sucederam, Maria de Déa era uma jovem destemida que ousou importar sua voz em um mundo em que as mulheres viviam submetidas à vontade dos homens e à violência.

 

Com isso em vista, a série traz um olhar diferenciado do que é comum ouvir sobre o período do cangaço, que muitas vezes tem Lampião, o famoso líder cangaceiro, como destaque. Em Maria e o Cangaço, o foco da narrativa é Maria Bonita (Isis Valverde), que compartilha os desafios de viver dividido entre a vida fora da lei e o desejo impossível de viver em família e tornar a maternidade uma realidade diária.

 

Baseado em uma história real

 

Maria e o Cangaço

 

Inspirada no livro “Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço”, de Adriana Negreiros, Maria e o Cangaço é baseada na história real de Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita e que foi a primeira mulher a integrar um grupo de cangaceiros. Ao contrário da maioria, ela era alfabetizada e ingressou no cangaço por opção.

 

A obra analisa o papel das mulheres no cangaço e como essa história não é retratada quando falamos sobre esse período do Brasil – visto que, na realidade, elas foram protagonistas ativas do movimento, além de se destacarem como estrategistas durante as batalhas, se tornando ocasionais de resistência contra a violência que acontecia diariamente.

 

Uma equipe técnica renomada e locações de tirar o fôlego…

 

Maria e o Cangaço

 

Maria e o Cangaço traz batalhas épicas, relações políticas complexas e a luta por justiça e sobrevivência, contando com uma fotografia impressionante que valoriza as paisagens áridas do sertão e cenas históricas e de ação de tirar o fôlego.

 

Sérgio Machado é responsável pela direção geral da série, que conta com a direção de Thalita Rubio e Adrian Teijido – que também é o diretor de fotografia da série e do longador do Oscar® 2025 na categoria Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui (2024). A obra nacional é uma produção da Cinefilm, Coiote e Paranoid.

 

“Desde sempre pensamos em filmar em lugares onde o cangaço aconteceu de fato. A região de Cabaceiras foi bastante conveniente, pois a região é rica em paisagens e belezas naturais, entregava cenários religiosos à época e tinha estrutura para receber nossa equipe e elenco. Além disso, os lajedos da zona rural de Cabaceiras tinham mais fácil acesso, com deslocamentos mais curtos e mais seguros”, comenta Machado sobre as locações no Nordeste.

 

Maria e o Cangaço

 

O diretor ainda complementa que “parte da estrutura que Cabaceiras tinha a oferta eram profissionais de equipe e elenco para compor nosso projeto, com a facilidade de que viemos também de Recife e da Paraíba. Tito um desafio, que era o de filmar cenas no Raso da Catarina e na região de piranhas e, pelo desenho de produção e possibilidades, optamos por concentrar quase 80% das filmagens em Cabaceiras e região, e os outros 20% no Raso e região do Rio São Francisco (Piranhas)”.

 

É um elenco de grandes nomes!

 

Maria e o Cangaço 

 

Protagonizada por Ísis Valverde e Júlio Andrade, uma série ainda tem no elenco nomes como Rômulo Braga, Mohana Uchôa, Clebia Sousa, Thainá Duarte, Geyson Luiz, Dan Ferreira, Jorge Paz, Chandelly Braz, entre outros talentos

 

Maria e o Cangaço estreia em 4 de abril exclusivamente no Disney+, com seis episódios na íntegra.

 

 

Veja também:

 

Procure aqui

Quem Sou

O Indo Pra Orlando é um blog criado por mim, Juliana, uma apaixonada pela Terra da Magia e por tudo o que ela tem a oferecer. Meu objetivo é compartilhar as melhores dicas sobre Orlando para tornar sua viagem inesquecível!

Além disso, trago todas as novidades sobre o que acontece nas telinhas do Disney+ e nas telonas do cinema, mantendo você sempre informado.

Anúncio

Facebook





Share This

COMPARTILHE

Gostou? Compartilhe com seus amigos!