Produzida em parceria com a empresa panafricana Kugali e dirigida pelo nigeriano Olufikayo Ziki Adeola, a nova série animada Iwajú já conta com seus seis episódios disponíveis exclusivamente no Disney+.
Ambientada na futurística Lagos, Nigéria, a emocionante história acompanha Tola, uma jovem da próspera ilha, e seu melhor amigo Kole, um autodidata expert em tecnologia, enquanto descobrem os segredos e perigos escondidos em seus diferentes mundos. Iwajú nos leva em uma viagem única, repleta de incríveis elementos visuais e avanços tecnológicos inspirados no espírito da maior cidade nigeriana.
A magia e cultura da animação começam em seu nome e o consultor cultural da produção, Toluwalakin Olofoyeku, explica sua origem: “”Iwájú” faz parte de uma frase na língua iorubá que, na verdade, é “Ojó iwájú”, que significa literalmente “o dia seguinte” ou basicamente o futuro. Muitos dos nossos personagens principais da série são iorubás (um dos principais grupos étnicos da Nigéria)”. A expressão traz a essência da série, misturando o futurismo da animação, com a tradição da cultura local.
Da esquerda para direita: Olufikayo Ziki Adeola, Toluwalakin Olofoyeku e Hamid Ibrahim
Nascido e criado em Lagos, na Nigéria, Olufikayo Ziki Adeola é o criador e diretor de Iwajú, além de cofundador e ex-CEO da Kugali Media. Adeola passou os últimos anos de sua infância no Reino Unido, onde, posteriormente, estudou redação criativa na City University de Londres, local em que encontrou orientação e uma comunidade na equipe de empreendedorismo, iniciando seu trabalho no mundo do entretenimento.
Adeola se juntou a seu amigo de infância Tolu Olowofoyeku, juntamente com Hamid Ibrahim, na cofundação da Kugali, com o objetivo de criar uma plataforma para oferecer a milhões de fãs histórias inspiradas na cultura africana usando animação, arte, realidade virtual e aumentada.
Além de consultor cultural de Iwajú, o nigeriano Olofoyeku é um pioneiro no setor de videogames do país e cofundador, presidente e chefe de publicação da Kugali
Nascido e criado em Lagos, ele desenvolveu um interesse por histórias em quadrinhos, videogames e animação desde os cinco anos de idade. Seu conhecimento e curiosidade foram alimentados quando criança por um conjunto de enciclopédias que iniciaram seu foco na ciência. Ele atribui ao pai o grande apoio aos seus sonhos criativos e por ter criado ele e os irmãos com a atenção e o carinho de que precisavam para perseguir seus sonhos. Os filmes de animação da Disney, como ALADDIN (1992), O REI LEÃO (1994), HÉRCULES (1997) E MULAN (1998), foram influências importantes em sua infância.
Nascido na Uganda e tendo passado boa parte da sua infância no Quênia, Hamid é designer de produção de Iwajú, além de executivo de criação e co-fundador da Kugali junto com Adeola e Olofoyeku.
Seu interesse por arte remonta ao período que passou no Quênia, quando viu um comercial que mostrava a Mona Lisa e criou um fascínio e apreço por Leonardo DaVinci que durou a vida toda. Outra influência da primeira infância foi o clássico animado de 1994 do Walt Disney Animation Studios, O REI LEÃO (1994). Ele sentiu amor e conexão com o filme mesmo antes de compreendê-lo completamente, porque os personagens falavam suaíli. Revisitar o longa em sua adolescência teve um impacto significativo sobre Ibrahim, e ele continua sendo seu filme de animação favorito de todos os tempos.
Iwajú é produzido por Christina Chen, da Disney Animation, com roteiro de Adeola e Halima Hudson, conhecida por seu trabalho em FROZEN II (2019). A trilha sonora é obra do compositor nigeriano Ré Olunuga, cujos créditos incluem a composição para o filme original do Disney+ de RISE (2022). Jennifer Lee (Diretora de Criação do Walt Disney Animation Studios) atua como produtora executiva ao lado do diretor Byron Howard, conhecido por seu trabalho em ENCANTO (2021), ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO (2016), entre outros.
Fundada em 2017 por Tolu Olowofoyeku, Olufikayo Ziki Adeola e Hamid Ibrahim, a Kugali Media é um coletivo de contadores de histórias africanos que se dedicam a levar as histórias do continente ao mundo. Atraiu o reconhecimento de empresas de topo de todo o mundo, bem como abriu caminho para que uma geração de novos artistas africanos encontrasse a sua voz nas animações.
Em parceria com a ABC News Studios, a The Walt Disney Company produziu também um documentário chamado Iwajú: Um Novo Dia, que estreou junto com Iwajú no Disney+, e, em uma gravação realizada em três continentes, mostra mais detalhes da parceria inédita com a Kugali Media.